Vinho e massas: como fazer a melhor combinação?

Boa parte das regiões brasileiras tem passado recentemente por algumas ondas de frio. Daí certamente alguns vão sentir aquela vontade de comer uma comida um pouco mais encorpada. Uma boa massa é relativamente simples de preparar. Para o dia a dia, as versões mais simples dão conta do recado. Para o almoço tradicional de domingo é possível preparar pratos um pouco mais elaborados. Preparamos algumas dicas de vinhos para você levar em consideração na hora de acompanhar uma deliciosa “macarronada”.

Para todos os efeitos é sempre importante neste tipo de harmonização levar em consideração o tipo de molho, acompanhamento ou recheio que vai acompanhar a massa. De uma forma geral, é este o sabor que vai sobressair quando você for comer sua massa. E é quase sempre com esse item que você precisa se preocupar quando quiser fazer uma boa harmonização. Ou seja, você precisa hierarquizar os sabores que mais se sobressaem no prato. 

Se imaginarmos, por exemplo, uma massa com molho bolonhesa, tente harmonizar com vinhos tintos com boa acidez e levemente frutados (pense aqui no tomate do molho). Um Chianti DOCG ou mesmo um vinho chileno à base de Merlot  pode ser uma boa solução.

Se o acompanhamento da massa é, por exemplo, uma carne cozida com molho de cerveja preta, deve-se buscar vinhos um pouco mais estruturados. A nossa sugestão é um Primitivo da região da Puglia, pois o leve adocicado da cerveja pode harmonizar bem com uma leve sensação de doçura encontrada na maioria dos Primitivos.

Vinhos brancos também podem harmonizar bem com massas. Molhos cremosos, por exemplo, podem ser bem acompanhados com vinhos da uva Chardonnay. 

Se o molho de sua massa for um pouco mais apimentado, experimente acompanhá-lo com um sauvignon blanc ou um tinto sem complexidade, mais simples, sem passagem por madeira.
Essas são algumas das nossas dicas, mas lembre-se: experimente sempre e procure você mesmo descobrir o melhor jeito de apreciar o seu vinho.